Quem escreve

Quem escreve
Júlia Evelyn. Soteropolitana. Envol(vida) com o que me dá vida. Me encontro em viagens, moda, arte e beleza. Onde também me permito me perder.

Acessos

Instagram:

E-mail

juliamodelodemodelo@outlook.com
Tecnologia do Blogger.

Meus pupilos

domingo, 23 de dezembro de 2012

Acalmem seus corações. Não é nada sobre fim de relacionamento.

"Terminando com Clarice" nada mais é que minha meta cumprida de ler esse ano mais livros do que já li na vida. Terminei o ciclo esplendorosamente com um livro de LispectorÁgua Viva me queimou por dentro, mas fui feliz.

Em 2013 novas leituras me tocarão. Espero que excelentes a esse nível.

Separei minhas citações preferidas do livro e as uni num texto só, para poder tocá-los também. Elas são o que me fazem ler um livro. A história vem depois. As frases ditas, me alcançam primeiro.


"E antes de mais nada te escrevo dura escritura. Quero como poder pegar com a mão a palavra. (...) Escrevo por profundamente querer falar. Embora escrever só esteja me dando a grande medida do silêncio. (...) Ouve-me, ouve o silêncio. O que te falo nunca é o que te falo e sim outra coisa. Capta essa coisa que me escapa. (...) Fica entre mim e eu. (...) Esta noite é mais longa que a vida. (...) Vou embora - diz a morte sem acrescentar que me leva consigo. (...) Bem atrás do pensamento tenho um fundo musical. Mas ainda mais atrás há o coração batendo. (...) O amor impede a morte. (...) Lembrar-se com saudade é como se despedir de novo. (...) E eis que sinto que em breve nos separaremos. Minha verdade espantada é que eu sempre estive só de ti e não sabia. Eu e minha liberdade que não sei usar. (...) Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima que na solidão pode se tornar dor. E a dor, silêncio. (...) Não me amaste, disto só eu sei. Estive só. Só de ti. Escrevo para ninguém. (...) Enquanto eu tiver a mim não estarei só. (...) Recuso-me a ficar triste. (...) É alegria: mesmo o amor que não dá certo, mesmo o amor que termina. (...) Viver parece ter sono e não poder dormir - viver é incômodo. (...) O melhor ainda não foi escrito. O melhor está nas entrelinhas. (...) Olha para mim e me ama. Não: olhas para ti e te amas. É o que está certo. (...) Eu te reconheço por te viver toda."

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Desde o ano passado faço teatro no colégio e apresentei no auditório de lá recentemente a peça ''Lucinda, a Mucama'', terceira narrativa do livro ''As Vítimas Algozes''. Minha primeira peça-muda. Elenco: Camila Araújo (Lucinda), Júlia Evelyn (Cândida), Brenda Carlos (Leonídia), Nelson Lima (Plácido), Henrique Gomes (Souvanel) e Yuri Rodrigues (Frederico). Colaboração: Juliana Marques (narradora) e Adrielle Resende (diretora).

Durante esse mesmo tempo também faço dança e montamos essa semana uma coreografia baseada nas obras de Jorge Amado, com o tema "Seca". Eu (à esquerda) representava a população sedenta, Adrielle Santos (meio) o Sol e Nathália Falheiros (à direita) a Água. Eu encontrava a água, saciava minha sede e meu calor, mas o Sol nos separava, secando a água e matando a população.

Como é fundamental prestigiar, fui assistir uma aula aberta no Advanced Ballet, na Pituba. Quem participou foi minha colega Iasnaia Argôlo e meu amigo Henrique Gomes (o único homem no meio de toda essa mulherada). Amei a experiência, fotografei e filmei muito. Estão de parabéns!

Falando em prestigiar, quero convidar vocês para assistirem minha estréia num teatro de verdade, rsrs! ''O Baile do Menino Deus'' é um Natal nordestino, sem renas ou trenós, simples e de uma alegria contagiante. Não deixem de ver esse musical! Acontecerá dia 11/12, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Salvador. Entrada franca. CONTO COM VOCÊS!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A novidade cultural do mês:



Eu comentei nesse post que meu sonho era ter um dos livros de Caio Fernando. Vou ganhar um de aniversário (ebaaaa)! Mas consegui realizar parte dele antes disso. Tive a oportunidade de ler Triângulo das Águas. Peguei emprestado na biblioteca do Thales de Azevedo e as vezes adiava a leitura por receio de acabar de lê-lo rápido demais (loucura, né?). Amei o livro e as três histórias (novelas) contadas nele: Dodecaedro, O marinheiro e Pela Noite.


Caio disse que queria que o livro fosse lido e sentido assim... Como murmúrio do rio, um suspiro do lago ou um gemido do mar. E foi. Eu abracei minha loucura antes que fosse tarde, porque pareceu louca a emoção de poder ser lida por ele e abraçar aquelas palavras - não só metaforicamente. Descobri também que Clarice Lispector, Caio e eu temos algo em comum (uma honra): enquanto alguns escritores querem atrair o público, eles usavam as palavras e hoje eu as uso de uma forma ''natural, talvez um defeito de fabricação", não com a intenção de nos tornarmos profissionais da literatura. Eles conseguiram isso. Eu ainda continuo escrevendo por desabafos e observações, quase que querendo afastar as pessoas de cada letra minha. Mas é um dom - dizem. Acredito e agradeço por Deus tê-lo me concedido e permitido que eu pudesse revelá-lo. Para quem não sabe, eu escrevo desde os 7 anos de idade e já tenho mais de 10 mil criações. Vale a pena fazer o que se gosta e guardar um desejo ardente no coração, para que então, sua hora chegue.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O MAM - Museu de Arte Moderna daqui de Salvador, trouxe de São Paulo a exposição de Jorge Amado em homenagem aos 100 anos de nascimento do mais ilustre filho dessas terras soteropolitanas.
Desde 2007 o MAM honra a tradição humanista e o compromisso social expondo as obras de artistas e intelectuais, nacionais e estrangeiros, que ajudaram a compreender a identidade cultural da Bahia e do Brasil, aberto ao público como maneira de contribuir para a diminuição de desigualdade e alastramento da ''visão poética''.

A visitação para a exposição de Jorge A. começou 10/08 e continuará até 14/10. Eu fui numa aula extra-classe, e vocês, quando irão?

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

  Em memória de um dos meus escritores preferidos, Caio Fernando Abreu, que hoje (12/09/12)  faria 64 anos se estivesse vivo, escolhi algumas de suas citações que para mim são as melhores. São à elas que eu me refugio na falta dos livros:



“Tem horas que eu me perco sem você aqui, aí eu lembro: tá tão longe de mim. E o meu coração grita: mas tá aqui dentro.”

“Se não for hoje, um dia será. Algumas coisas, por mais impossíveis e malucas que pareçam, a gente sabe, bem no fundo, que foram feitas pra um dia dar certo.”

“Pelo menos alguma coisa eu devo ter feito certo, mesmo. Porque tenho certeza que você vai lembrar de mim, ainda que não queira.”


“Engole teu coração e se ama por dentro.”

“Mas não te procuro mais, nem corro atrás. Deixo-te livre para sentir minha falta, se é que faço falta.”

“Ele pode pensar em você. Todos os dias. E ainda sim, preferir o silêncio.”


”Hoje eu queria estar só. Mas não sozinho. Só contigo.”


“Estou fazendo a minha parte: te esperar. Faça a sua: chegue.”





“E existem aquelas pessoas, que por mais distantes que estejam, ainda continuam perto. Aquelas, que passe o tempo que passar, serão sempre lembradas por algo que fizeram, falaram, mostraram, ou nos fizeram sentir. É isso. As pessoas são lembradas pelos sentimentos que despertaram em nós, e quanto maior o sentimento, maior se torna a pessoa.”


 Me arrisco a dizer que relacionamentos à distância são mais fortes que todos. A saudade aperta, as horas não passam, o telefone parece insuficiente e o coração quase desiste. Mas quando se reencontram é como se nada importasse mais do que aquele momento. É como se todos abraços e beijos do mundo não fossem suficientes. É como se a saudade inundasse no peito e transbordasse em alegria. Ficar juntos é a recompensa por aguentar tanto tempo separados.”



Somos inocentes em pensar, que sentimentos são coisas possíveis de serem controladas. Eles simplesmente vêm e vão, não batem na porta, não pedem licença. Invadem, machucam, alegram…

E mesmo sorrindo por aí cada um sabe a falta que o outro faz. Nunca mais se viram, nunca mais se tocaram e nunca mais serão os mesmos. É fácil porque os dias passam rápido demais, e difícil porque o sentimento fica, vai ficando e permanece dentro deles. E todos os dias eles se perguntam o que fazer. E imaginam os abracos, as noites com dores nas costas esquecidas pelo primeiro sorriso do outro. E que no momento certo se reencontrem e que nada, nada seja por acaso.




Fazia muito tempo que eu não tinha vontade de sorrir para nada nem para ninguém, então era extraordinário que ele conseguisse perturbar assim os cantos de meus lábios.

"Nunca, jamais diga o que sente. Por mais que doa, por mais que te faça feliz. Quando sentir algo muito forte, peça um drink."

"Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra." 

"Todos os dias, logo cedo dou uma piscadinha para Deus e peço: Tomara que as nossas vontades coincidam. E se não coincidirem, que a Sua prevaleça."


  Conheci Caio na internet, através do tumblr. Desde então, procuro outras fontes (de preferência mais confiáveis) para me aprofundar em suas obras. Uma das que eu mais gosto (mesmo à mais de um ano sem atualizar) é  http://caiofabreu.blogspot.com.br/  , que tem algumas de suas crônicas. Quem quiser acompanhar por facebook, tem várias páginas para serem curtidas desse autor. Um dos meus maiores sonhos é ter alguns ou pelo menos um dos seus livros (que sempre procuro e nunca dou sorte). Neste site  http://caiofernandoabreu.wordpress.com/  encontrei muita coisa sobre ele (fotos, vídeos, livros...). Espero que vocês tenham gostado, porque para mim é um privilégio conhecer sempre mais sobre obras tão ricas. Salve Caio!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Kiko de Lima, maquiador conceituado, ensinou alguns truques de maquiagem para diminuir as imperfeições do rosto. Como sei que assim como eu, vocês gostam de novidades como esta, anotei tudo e resolvi compartilhar!

Já te causou um certo desespero saber o que fazer quando os olhos parecem pequenos, juntos, caídos ou separados demais? Quando a testa e as bochechas gritam numa foto? E seu formato de nariz, já te incomodou? Aposto que sim. Mas também sei que assim como foi forte o desejo de desacentuar certos pontos, deve ter batido, em algum momento, a vontade de destacar seus pontos fortes.

Lembrando que, só praticando é que de fato aprendemos. Guardar uma informação por muito tempo sem utilizar, é o mesmo que perdê-la.


Para desacentuar:
Olhos juntos e pequenos: engrossa as sobrancelhas, esfuma a sombra além do côncavo, ilumina o canto interno (que dá ilusão de olhos afastados).
Olhos caídos e separados: aumentar as sobrancelhas tentando aproximá-las e marcar o côncavo com sombra. Para levantar o olhar, aplica lápis ou delineador para cima.
Testa ampla: cor de base mais escura nas laterais da testa.
Bochechas grandes: da boca a orelha, preencher o côncavo com a cor mais escura do corretivo (iluminador nas têmporas reforça a expressão).
Nariz largo: escurecer a lateral das narinas e o canto interno dos olhos, iluminar o nariz até o meio.
Nariz pontudo: base escura na aba das narinas. Pincelar com iluminador o comprimento do nariz.

Para acentuar:
Bocão: para bocas carnudas, batom num tom mais claro no centro.
Traços fortes: base mais escura sobre as maçãs e o maxilar, iluminador nas têmporas.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Para comemorar que o blog passou de 90 mil visitas, me inspirei nas tendências da Colcci para trazer uma nova e linda postagem fashion-inspiradora para vocês, como agradecimento por todo este carinho!

Cada clique, visualização, comentário, enfim, todo feedback é importante para o andamento do processo. Se não fosse por isso, qual a razão de continuar?

Hoje vamos ver três tendências para arrasar nessa estação. São elas: Saia mullet, Couro e Paisley. Vamos por ordem.

1. Saia Mullet

Moda inverno pela Colcci

Como diz Vivian Whiteman, a saia é mais curta na frente, tipo uma franja, e mais longa atrás, com o famoso "rabinho".
Lis Aline Silveira nos dá dicas de como usar: É ideal escolher tecidos leves, usar com peças básicas na parte de cima do look, não misturar assimetria com estampas, sempre combinar com salto alto e devem ser evitadas por pessoas de pernas grossas e curtas.

2. Couro

Moda inverno pela Colcci

Além das jaquetas, estão super em alta principalmente nos vestidos acinturados, nas saias lápis, podendo ser misturado com o veludo e com outra tendência de inverno, que é a transparência.

3. Paisley

Moda inverno pela Colcci

Na Colcci Chile essa moda de origem persa e indiana tem agradado. A estampa assemelha-se a uma lágrima torcida, a uma manga (fruta) e a palma da árvore tamareira. É interessante escolher peças básicas para acompanhar o uso, pois ela já se expressa bem sozinha.

Comentário Geral:
Das três, eu ainda prefiro couro. Acho sofisticado! Mesmo que meu sonho de consumo fosse o estilo mullet, desde que eu vi Cláudia Raia usando uma saia dessas numa novela global, das sete da noite. A última tendência eu acho um pouco demais para mim. Não são todas as estampas que me agradam.

Ficamos por aqui.

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Sou "a-pai-xonnnnn-naáda" por música! Presto muita atenção em letras e acho que na MPB encontro todo o encanto que me fascina. Antes disso, há alguns anos atrás, ainda ouvindo outro estilo musical, sempre prestei atenção nos gostos alheios. Pouco depois de comprarmos o computador, minha irmã baixou músicas da Maria Gadú - que eu ainda não conhecia. Após um tempo passou "Shimbalaiê", sucesso da cantora na novela Viver a Vida em 2009, então passei a escutar mais. Amei o timbre da voz e ouço até hoje pela paz que me traz e pelo prazer que me faz admirá-la a cada dia. O vídeo, é uma entrevista dela para o Canal Brasil. São 5 minutos que passam sem que percebamos!



Honrando meu blog de MODA (entre outras coisas), pensei em postar sobre peças-chaves num guarda-roupa. Ou seja, clássicos da moda que devemos ter, para não passarmos vergonha quando nos couber a dúvida (quase que rotineira) de não sabermos o que vestir. Achei no site 15 coringas!



Para a maioria das pessoas vaidosas, o bem-estar é ser saudável, mas além disso, se sentir satisfeita com o seu próprio corpo. Não sou muito à favor de dieta. Nunca fiz. Mas achei interessante saber dos 10 alimentos que não podem faltar no nosso cardápio! Aposto que pelo menos alguns deles, ninguém é acostumado a comer sempre. É importante observar isto e trocar algumas alimentações nada propícias por outras que nos ajudam à ficar mais tranquilos em relação a saúde. Ajudam a emagrecer (para quem precisa) e espantam até depressão.



Essa semana participei de um improviso para montar um comercial. Era sobre uma mulher, que iria às compras com sua nova bolsa Louis Vuitton para exibi-la. No final, eu dizia a seguinte frase: "Louis Vuitton, um dia você ainda vai ter uma!". Depois disso achei o blog da Gisele, que diz como reconhecer a bolsa original da LV. Li, apreciei e agora a vontade de ter uma aumentou. (risos)


Até nosso próximo encontro!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Quem aqui sabe que eu sou fã de Maria Gadú e não perco nenhum show dela aqui em Salvador levanta ao braço direito! ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////// E os leitores vão ao delírio! Rs.

Não vou me alongar demais. Na verdade só vim trazer pra vocês relação de fotos da minha cantora no Teatro Castro Alves, nos dias 17 e 18. Todos me perguntaram porque eu teria que ir os dois dias, se seria o mesmo show. Mas a tese que eu defendo é que nada é igual, e sendo assim tenho mais um motivo para não perder sequer um momento.

Corri muito para comprar a primeira poltrona da primeira fileira, do primeiro dia de show. E como se não bastasse, ainda fui a primeira a chegar. Achem o exagero que for, mas quem é fã vai me entender. A gente chega cedo na esperança de ver Gadú chegar, mas enquanto isso não acontece, a gente passa um tempo no Café Teatro esperando o portão abrir às 19h.

Dia 17

Dia 18


Valeu muito a pena. Principalmente por perceber que meus olhos conseguiam brilhar mais que as luzes do teatro. Beijos fanáticos!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Esse mês escolhi as eternas fontes de inspirações das fashionistas: Divas dos anos 50 e 60 que até hoje estão presentes como ícones de estilo e em nossa condução de personalidade. Busquei algumas frases que definiram bem essas mulheres em sua maneira de expressar-se ao mundo. O que deu a elas um espaço entre nós, que nem mesmo a morte foi capaz de ocupar ou substituir.

Quem nunca ouviu falar em Marilyn Monroe, Sophia Loren, Elizabeth Taylor, Grace Kelly ou Audrey Hepburn? Todas marcaram sua época e tiveram muitas coisas a dizer. Mas agora, apenas uma frase vai fazer com que resumamos a importância de cada uma.

Marilyn Monroe
Tumblr_lfcpdkotz31qg859oo1_400_large
"Eu sempre digo: um beijo na mão pode faz você se sentir muito boa,
mas uma tiara de diamantes dura para sempre."
Marca Registrada: Chanel n° 5

Sophia Loren
Tumblr_lxypk3caos1qjzcrko1_500_large
"A beleza é como você se sente por dentro, e isso se reflete em seus olhos."
Marca Registrada: Foi uma atriz italiana reconhecida.

Elizabeth Taylor (Liz)
3925753833_c5ceb59c82_z_large
"Quando as pessoas dizem 'ela tem tudo', eu respondo o seguinte:
'eu não tenho o amanhã'."
Marca registrada: Cleópatra

Grace Kelly
Tumblr_lbkhasicus1qani60o1_500_large
"Eu não quero vestir uma imagem com apenas meu rosto."
Marca Registrada: Princesa

Audrey Hepburn
Tumblr_lxrqaosowq1qdzv0oo1_500_large
"Lembre-se que se algum dia você precisar de ajuda, você encontrará uma mão no final do seu braço. À medida que você envelhecer, você descobrirá que tem duas mãos - uma para ajudar a si mesmo, e outra pra ajudar aos outros."
Marca Registrada: Bonequinha de Luxo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Para você que tem ombros largos, venho com uma boa notícia: Seus problemas acabaram!

Use: alças largas, blusas com mangas de morcego, frente única, manga comprida, colares grandes, calça pantalona, decote V e decote arredondado.

Evite: Ombreiras, ombro único, tomara que caia, listras horizontais na parte do ombro, ombro à ombro, decote quadrado, alças finas e colares pequenos (como gargantilhas). Evite também manga curta e acessórios para ombro (como xales e echarpes, que dão ainda mais volume).

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Confesso que é super empolgante e eu gostei por me trazer lembranças recentes de escolhas que demoradamente foram tomadas. É uma linguagem super simples, porém, que me encantou com palavras naturais e bonitas que conseguiram me tocar.. entre frases e situações emocionantes. 

Resumo da história: Paulo e Luís, dois jovens irmãos e amigos. Um viaja para a Inglaterra atrás de um sonho. O outro fica com a mãe, a cadeira de rodas, um quarto equipado e um coração cheio de saudade. Trocando cartas eles vão compartilhando experiências e construindo uma bonita história. Aqui entre nós, mostra a importância da amizade, persistência, vontade de viver e de descobrir o mundo através dos seus próprios limites.



Uma das partes do livro que mais gostei:
“O nosso abraço, o seu olhar, a sua malha cor de vinho se afastando de nós, e ela era minha… lembra? Mas ficava tão grande! Nunca mais, tenho certeza, vou me separar dessa imagem. Você olhou pra trás apenas uma vez. Eu queria saber lidar com esse sentimento todo de quem se despede e de quem fica. Eu vi, por exemplo, todos sorriam a nossa volta, mas com uma cara, Paulão, de que por dentro choravam.”

Conselho de leitora:
Vale a pena ler! Larguem o computador e "cacem" um livro! (nova campanha)

Beijos culturais ;*